domingo, 17 de abril de 2011

Treinamento Funcional e Kettlebell no Surf


     Sabemos que o melhor treino é a própria atividade. Ou seja, o nadador melhora nadando, o lutador, lutando, o surfista, pegando onda. Porém,  o atleta ou mesmo o entusiasta do esporte melhoraram suas performances com treinamentos complementares. Alongamentos, força, potência e equilíbrio, devem fazer parte da rotina de treino. Então fica a pergunta: Qual seria o melhor treinamento de força para o atleta? A resposta não é tão simples, depende de muitos fatores como qual o esporte, compleição física do atleta, tipo de prova, etc. Mas uma coisa é certa, o atleta precisa  de uma perfeita integração das cadeias musculares  em diferentes planos de movimento. 
       O treinamento funcional tem essa premissa, melhorar os movimentos de maneira íntegra, aprimorando a relação do pensar e fazer. Coordenação, velocidade, equilíbrio, força, agilidade, não podem ser negligenciadas, e nos treinos tradicionais de musculação  a maioria das máquinas proporcionam um trabalho isolado de força, dando um resultado contrário ao que o atleta precisa. Uma outra consequência na musculação é o ganho exagerado de massa muscular, prejudicando o atleta que compete em categoria de peso. No treinamento funcional isso já não acontece,  o atleta fica forte sem necessariamente ficar "grande". 
      No surf o  atleta deve ter resistência na remada, coordenação e  equilíbrio sobre a prancha, força nas batidas,  agilidade nas manobras, enfim, um esporte que se encaixa perfeitamente no treinamento funcional.   Uma outra questão que deve ser abordada é em relação a postura  do surfista sobre a prancha. Na maior parte do tempo ele passa deitado remando em decúbito ventral, acentuando uma hiperextensão vertebral, principalmente nos segmentos cervical e lombar. Essa acentuação lombar que o surfista adquire encurta e  enrijesse  os músculos lombares  expondo o atleta a lesão. Músculos encurtados são músculos fracos, eles devem ser alongados e fortalecidos corretamente.   Daí  a importância do treino funcional, que intensifica a força na região do "core", centro de desenvolvimento de força do corpo, um conjunto de 29 músculos do complexo quadril-lombar-pelve responsável  pelo alinhamento e  estabilização  da coluna, assim como pela sua movimentação, gerando energia para os membros inferiores.  Ferramentas como kettlebells, bolas de estabilização, medicine balls, elásticos, cordas, são fundamentais na preparação física do surfista. Os exercícios também devem variar entre plataformas estáveis, priorizando o ganho de força e potência musculares, e em plataformas instáveis, melhorando a propriocepção e fortalecimento do core. Um bom treinamento fora da água pode fazer a diferença, não podemos esquecer que treino, alimentação e descanso são o tripé da performance do atleta. Mas vamos deixar a parte de nutrição para o próximo post. 


Fotos feitas durante treino específico de alguns alunos para uma surf trip.
Boas ondas!!!






























Um comentário:

  1. KTB é pura força! O meu maridinho está tão forte que as vezes acaba quebrando as coisas sem querer! Eduardo, parabéns pelo empenho, comprometimento e seriedade. Cada vez conquistando mais alunos para o mundo do kettlebell.
    Bons treinos!
    Lica.

    ResponderExcluir