terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Yoga e A Boa Postura (parte 1)

Para se ter boa postura é preciso que as articulações, nervos, músculos, glândulas e cada sistema do corpo estejam em perfeito equilíbrio. A vida moderna, a correria do dia a dia, o estresse, maus hábitos alimentares e posturais tornam-se nocivos ao corpo. A má postura é uma das condições mais visíveis desses comportamentos errados. Se a má postura fosse um problema apenas estético se limitando a aparência, menos mal, acontece que uma postura defeituosa traz dor, desconforto, incapacidades, podendo progredir para problemas mais sérios como artrites, hérnias, dores lombares entre outros. 
O yoga é uma arte ancestral, baseada numa ciência extremamente sutil, a ciência do corpo, da mente e da alma. O indiano B.K.S Iyvengar, um dos mais respeitados professores de yoga do mundo, ja dizia que quando os dois lados do corpo ficam simétricos, remove-se o excesso de estresse dos sistemas muscular, respiratório, circulatório, digestivo, reprodutor e excretor. A prática do yoga tem como principio a percepção da boa postura. Os asanas (posturas do yoga) podem curar os transtornos físicos e diminuir os desequilíbrios corporais. Um corpo bem alinhado permite um esforço mínimo para ficar em pé e para se movimentar livre de encurtamentos e compressões, em termos físicos, isso diminui o momento de inércia em torno do eixo vertical.
Nesse post, nos limitamos apenas na vista de perfil no que seria a postura ideal em um simples fato de ficar em pé. Cabeça, pescoço, ombros, região torácica, região lombar, pelve e membros inferiores devem estar alinhados. Se traçarmos uma linha de prumo afim de representar a projeção da linha de gravidade veremos que ela passa pela articulação calcâneo cubóide, discretamente anterior ao maléolo lateral, anterior ao eixo de articulação do joelho,  posterior ao centro da articulação do quadril, pelo promontório sacral, pelos corpos das vértebras lombares, no meio do ombro, pelo processo odontóide do áxis, pelo conduto auditivo externo e discretamente posterior ao ápice da sutura coronal.
Agora voltemos ao yoga, a postura da montanha, tadasana (tada em sâncrito significa montanha) é a postura onde se aprende a ficar em pé com a firmeza de uma montanha. A maioria das pessoas não se equilibra corretamente sobre as duas pernas. Tadasana ensina ao praticante a arte de ficar corretamente em pé, com menos esforço, sem compensações, aumentando a percepção do próprio corpo. Sua prática dá firmeza, força,quietude e solidez.
Abaixo podemos ver um experiente praticante de yoga executando o tadasana, e se compararmos com o quadro ao lado, veremos que se enquadra com a postura ideal.




No próximo post falarei de outros ásanas que ajudam a equilibrar o corpo.

 Grande abraço!